Hoje é

sexta-feira, outubro 08, 2010

Donald no País da Matemágica


Na aula de hoje, as turmas 3002 e 3004 do Colégio  Estadual  Professor   Fernando   Antônio   Raja   Gabaglia assistiram ao vídeo Donald no país da Matemágica.

Vídeo: “Donald no País da Matemágica”
Duração: 28 min
Sinopse: Trata-se de um curta premiado, onde o curioso Pato Donald se aventura pelo mundo da fantasia num lugar onde árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. Mostra como a matemática está presente nas nossas vidas, na arte, em todo lugar.

Atividade: O narrador, Sr. Espírito, convida o Pato Donald para uma jornada pelo maravilhoso mundo da matemática. Você está convidado a assistir ao vídeo e a partir daí, responder aos questionamentos desta ficha através de um texto coletivo e comentar no final deste post. Aproveite para deixar, também, sua opinião sobre a atividade.







38 comentários:

Naira Lemos disse...

Graças a gambiarra do Gabriel Diniz da turma 3004, conseguimos assistir ao vídeo e ter áudio... :)

Anônimo disse...

O PATO DONALD ENTRA NO PAÍS DA MATEMÁTICA,ELE SE ESPANTA PELA DIMENSÃO DESSA MATÉRIA.
ONDE EM TUDO HÁ MATEMÁTICA.
A FALA QUE DETERMINA O VALOR DE "PI" É INFINITO,PELA RAZÃO DO ETCETERA,ETCETEAR E ETCETERA.
A MATEMÁTICA NA MÚSICA DEFINE AS NOTAS MUSICAIS,AS ESCALAS,OS TEMPOS E AS HARMONIAS MUSCAIS.
A FIGURA QUE APARECE INFINITAS VEZES NO PATERNON É O RETÂNGULO,QUE OS GREGOS TANTO ADMIRAVAM, E HOJE AINDA ESTÁ ENTRE NÓS,NA FORMAÇÃO DOS PRÉDIOS,NA DANÇA E ENTRE OUTARS COISAS.
O PATO DONALD ENTRA DENTRO DE UM PENTÁGONO,PARA VER SE SOMOS MATEMATICAMENTE PERFEITOS.
NA NATUREZA E NAS ARTES HÁ MATEMÁTICA,POIS AS REGRAS SÃO AS MESMAS.
OS JOGOS DE BILHAR,BASQUETE,FUTEBOL,AMARELINHA HÁ MATEMATICA PLENAMENTE.
E O BASQUETE TEM DOIS RETÂNGULOS PERFEITOS.
O BEISEBOL FORMA UM LOSANGO.
O VÍDEO PROPÕE UM JOGO MENTAL DE CIRCULOS E TRIÂNGULOS,AO GIRAR FORMA-SE UMA ESFERA(FIGURA GEOMETRICA PLANA).
TODOS OS INTRUMENTOS ÓTICOS
SÃO CRIADOS MATEMATICAMENTE ,SELECINANDO O TOPO DA ESFERA,OBTEN-SE A LENTE DE SECÇÃO.
NO FINAL, QUANDO O TRIÂNGULO É GIRADO ,A FIGURA TRIDIMENSIONAL QUE SE FORMA É O CONE.

TRABALHO DE ANA PAULA LOPES
TURMA 3002
N 03

ѕя. ρяιη¢є ¦χ Tђєυѕ™ x¦ ... °°αρχ°° disse...

Professora onde estão as perguntas do exercício?

Naira Lemos disse...

No texto, acima dos vídeos, clique na palavra "ficha", ok?!

@KDMIRIAM disse...

No início do video, o pato Donald encontra-se em um lugar que ele não compreende.Mas logo em seguida o narrador,Sr espírito diz que ele está no país da matemágica, que é uma terra cheia de aventuras. O que causa tanto estranhamento é o fato deste lugar conter tantas evidencias que caracterizam a matemática, substituindo assim as formas que seriam naturais, como é o caso das árvores terem raizes quadradas, e a própia figura que parece tentar imitar um passáro mesmo tendo suas formas,um triângulo,um retângulo e um circulo, que informa o valor de "pi", precedido depois de vários etcetera, simbolizando que é um valor infinito. A relação da matemática com a música é que descobriram a harmonia da música atravês dos cálculos, elaborou assim a escala musical. A figura pela qual os gregos admiram pela sua perfeição é o retângulo de ouro que pode ser reproduzida infinitas vezes matematicamente, estando presente no mundo moderno em prédios, e os pintores modernos redescubrindo essas proporções. A figura pela qual o pato Donald tenta comprovar a perfeição,e acaba dentro dela é o pentágono
.Tanto na natureza, como as estrelas do mar ,as flores que em suas proporções equivalem á figuras matemáticas ; quanto nas artes,é o retângulo de ouro, sendo assim a matemática presente. A relação da matemática também se econtra nos jogos, destacando dois se encontra entre eles o basquete com circulos, esferas e retângulos, e a amarelinha com diversos quadrados. O jogo mental com circulos e triângulos desenvolve uma figura espacial que é a esfera, seccionando esta figura pode se obter uma lente de aumento. Usando a mente a seu favor no video quando o triângulo é girado , conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.
Raja Gabaglia
Nome: Miriam Durante nº43
Andreli dos santos nº06
Nathalia afonso nº 44
Lucas paixão nº 35
Turma: 3004

@kdmiriam disse...

Profee a oportunidade de fazer um trabalho ,tendo o auxilio da internet como a ferramenta que utilizamos no dia a dia é muito bom, pois unimos o útil ao agradável. Mesmo achando a matemática complicadinha, foi de bom uso ver estes videos pois vemos o quanto ela esta presente no cotidiano.Também interessante pois amostrei o blog para os meus subrinhos da 4º e 6º série, que ficaram sempre visitando o blog !!
Miriam Durante
:)

@kdmiriam disse...

Profee a oportunidade de fazer um trabalho ,tendo o auxilio da internet como a ferramenta que utilizamos no dia a dia é muito bom, pois unimos o útil ao agradável. Mesmo achando a matemática complicadinha, foi de bom uso ver estes videos pois vemos o quanto ela esta presente no cotidiano.Também interessante pois amostrei o blog para os meus subrinhos da 4º e 6º série, que ficaram sempre visitando o blog !!
Miriam Durante
:)

Gessica disse...

No inicio do vídeo, Donald se encontra no “Pais da matemágica”, mas algo lhe causa estranheza ,uma voz ao fundo...Porem Donald continua sua aventura pela Matemática e a voz do espírito vai informando tudo,fala sobre o valor de “PI” que é infinito,diz que matemática e musica andam juntas pois através da descoberta do sistema fracionário foi possível criar notas musicas.
Donald também descobre o famoso “ “Retângulo de ouro”,contida no Partenom,que ainda está presente na arquitetura atual.Em uma tentativa frustrada de mostra que somos perfeitos Donald acaba embutido em um pentágono.
Donald descobre que na natureza e na arte também há matemática, pois tudo cabe nas formas geométricas. Vemos também que em muitos jogos há matemática, no futebol, por exemplo, há um retângulo que se divide em dois retângulos menores, com um circulo entre eles, já no tênis a quadra é um retângulo dividido em dois retângulos menores. E incrível como o vídeo propõe um jogo mental com círculos, podemos ver uma esfera (Bola)e vemos também se forma com a esfera a lente dos instrumentos como do microscópio. E vimos também forma uma broca.

Nome: Bruna Pereira
Gessica Martins
Ingrid dos Santos
Tamires Rodrigues


Turma: 3004

Anônimo disse...

O personagem principal não compreende onde se encontra, local este chamado "país da matemágica" na verdade o que causou tanta estranheza foi pelo fato do lugar ser um mundo de fantasias, por encontrar árvores com ráizes quadradas... também por encontrar a matemática envolvida na natureza.
Para informar que o valor de "pi" há valores infinitos ele é finalizado por etcetera, etcetera, etcetera
A matemática estabelece uma relação com a música pois através dos cálculos descobriram a escala musical, o tempo.
Há uma figura contid no Partenon e tão admirada pelos gregos por sua perfeição ainda está presente no mundo de hoje chamado "retângulo de ouro" presente em prédios entre outros
Pato Donald tentando conferir se somos matematicamente perfeitos o mesmo acaba embutido na figura de um pentágono
Em nosso cotidiano encontramos a matemática, exemplo disso na natureza encontra-se diversas figuras geométricas: esfera(o sol)... e na arte pois a matemática faz parte da nossa vida.
Como o jogo de xadrez estabelece uma relação com a mesma desde os movimentos pois a estratégia é calculada com movimentos matemáticos, além de ser jogado em uma área geométrica, outros jogos fazem relações entre esses se destacam doi a amarelinha onde tende pular em quadradros e o basquete por a cesta é um círculo onde jogadores fazem pontos.
No vídeo propôs-se um jogo mental com círculos e triângulos e ao girarmos o círculo obtem-se a figura espacial: a esfera e são criados instrumentos óticos apartir da esfera como microscópio, binóculos e câmeras mas se selecionarmos o topo da esfera obtemos as lentes das mesmas
Quando o triângulo é girado a figura tridimensional obtida é o cone. A partir desse vídeo aprendemos que a nossa mente é capaz de criar coisas fantástica.

COLÉGIO ESTADUAL F. A. RAJA GABAGLIA

ALUNAS: Ethiene Brito Nº 12
Danielle O. Nº 16
Suellen Lima Nº 51
Wanda O. Nº 56

Naira Lemos disse...

Olá queridos, boa noite...
Estou adorando as postagens de vcs... Parabéns!
Bjosss

Anônimo disse...

Ao começar o desenho Pato Donald, passa por uma porta e descobre que ele entrou em um lugar chamado (1)País da Matemágica. Lá o que lhe causou tanta estranheza foi as árvores de raizes quadradas, um rio de números, pássaros com formas geométricas que cantam os primeiros algarismos de (2)Pi e termina com etcetera, pois o Pi é infinito.
Donald inicialmente não fica interessado no Páis da Matetmágica, então O Sr.Espírito diz que há uma ligação entre a (3)matemática e a música, pois as notas das musica, esta num sistema fracionario, que é a base da música de hoje.Nessa viagem ele conhece uma figura contida infinitas vezes no Parthenon:(4) o retângulo de ouro, que ate hoje é encontrado em arquitetura moderna e também em pinturas como a Mona Lisa.
Na tentativa de descobrir se somos perfeitos Donald se encaixa em um (5)pentagono. Então é mostrado que (6)o pentagrama e o pentágono podem ser encontrado em muitas flores e animais e também nas artes são usadas formas geométricas como nas pinturas.
(7)A cena do jogo de bilhar, descreve os cálculos envolvidos no jogo como "sistema de retangulos". Na cena do futebol americano mostra que o campo é um retângulo dividido em linhas de uma jarda.
Após uma limpeza mental na cabeça de Donald, ele imagina um (8)círculo em sua mente, e rodando-o ele descobre uma esfera que cortando o topo se obtém uma (9)lente de aumento,que é usada em todos os instrumentos ópticos. Logo depois Donald imagina um (10)triangulo girando que se torna um cone.
O desenho é finalizado com uma frase de Galileu Galilei: “La mathematica è l'alfabeto nel quale DIO ba feritto l'univerfo” – (A matemática é o alfabeto pelo qual Deus criou o universo)

TURMA: 3004

Nomes: N°:
Cintia 11
Juliany 32
Luiza 37
Wesley 57

Anônimo disse...

O Pato donald se encontra no “Pais da matemágica”, ele estranhou de ver que tudo estava em forma geometricas ou calculos.
O narrador , Sr.Espírito diz que ele está no país da matemágica,e está convidado para se aventurar no país onde a árvores têm raizes quadradas e os rios são repletos de númerose a figura que parece tentar imitar um passáro mesmo tendo suas formas,um triângulo,um retângulo e um circulo, que informa o valor de "pi", depois de vários etcetera, determinando que é um valor infinito.A relação da música com a matemática é que os intrumentos musicais tem seus calculos para que cada nota possa ser diferente da outra e tendo suas escalas e tempos e em formas geométricas.
A figura que aparece várias vezes no paternon é o retângulo,estando presente no mundo moderno em prédios.A figura pela qual o pato Donald tenta comprovar que somos perfeitos é o pentágono.
Na natureza ou em qualquer lugar temos a matemágica relacionada,nos jogos de amarelinha com seus quadrados,basquete com retângulos entre outros jogos.
No final quando o triângulo é girado,conseguimos ver um cone uma figura tridimensional.
A partir desse vídeo vimos que a mátemática está presente em todo lugar , e até em lugares que não sabiamos.

Nomes : Vânia Cristina
Aline Ferreira
Lidiani
Paloma
Juliana

Turma: 3002

Anônimo disse...

hoje na aula de matematica vimos um video, no qual o narrador, Sr. Espirito,convida Pato Donald para uma jornada no maravilhoso mundo da matematica.
No começo ele não intende onde estava mas o Sr. Espirito o explica.
O que causou mais estranheza foi ele achar que a matematica era bobeira.
A fala que informa o valor de "Pi" é finalizada com etc,etc,etc, isso porque o valor de "pi" pode ser representado por diferentes numeros inclusive fração.
A relação entre a matematica e a música é infinita, isso começa na Grécia antiga, com Pitagoras, considerado o Pai da música e da matematica. Explicou ao Pato Donald que varios instrumentos musicais e letras musicais tem haver com a matematica, criou a harmonia e a partir dos numeros conseguiu definir uma escala musical. Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos, o Pato Donald acaba sendo embutido numa figura geometrica, o Hexagono.
Pitagoras disse: " tudo está organizado de acordo com os numeros e as formas matematicas " , assim é na natureza, nos esportes, em brincadeiras de criança entre outras.

" Quando Deus criou o mundo estava pensando na matematica " Galileu Galilei.

-----------------------------

C.E.Raja Gabaglia.

Sandro Ferreira , 37
Jorge Luiz , 19
Jorge Maicon , 20
Jeferson Silva , 12

Turma 3002

Anônimo disse...

Pato Donald encontra-se em um lugar que lhe causa muita estranheza, pelo fato de ter arvores com raízes quadradas e rios repletos de números, logo em seguida surge o narrador, o Sr. Espírito, que diz que ele está no País da Matemágica. A fala que determina o valor de “pi” é finalizada por etcetera, etcetera, etcetera porque o valor é infinito. A matemática se define nas músicas como notas musicais, escalas, tempos e harmonias musicais. A figura que aparece várias vezes no Partenon é o retângulo, que ainda está presente no mundo de hoje em prédios e nas artes, por exemplo. Para saber se somos realmente perfeitos, Pato Donald acaba dentro de um pentágono. Na natureza também existem formas matemáticas, como as flores, arvores, estrelas-do-mar, e nas artes também, os artistas podem usar formas e números para compor suas artes. Formas matemáticas também existem em jogos como no basquete, que a quadra tem forma retangular com círculos e esferas e na amarelinha que tem diversos quadrados. Num jogo mental de círculos e triângulos, colocando o triangulo no meio do circulo, ao girar obtemos a forma de uma esfera. Seccionando o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triangulo é girado obtemos uma figura tridimensional, o cone.

C.E. Profº F.A. Raja Gabaglia
Nomes: Ingrid Silva nº10
Jéssica Martins nº15
Vanessa Quintanilha nº45
Turma: 3002

Anônimo disse...

Ao chegar em casa após uma aula difícil de matemática Pato Donald adormece, com tantas informações que conteve a aula sonhou com um mundo mágico, era uma floresta rodeada por números, onde obteve várias aventuras e curiosides. A primeira delas foi descobrir que o valor de "PI" era infinito, ao continuar sua jornada conheceu a Grécia Antiga onde encontrou Pitágoras que por meio de instrumentos músicais juntou a música com os números, lá também aprendeu que Paternon foi feito por vários retângulos de ouro, este muito utilizado nos dias de hoje como em vários edifícios.
Por se achar esperto demais Donald teve uma brilhante idéia que era de transformar um retângulo de ouro em um pentágono para saber se ele também era matemáticamente perfeito.
Agora dando uma de pintor tentou fazer um quadro da Monaliza mais dessa vez com flores, utilizando o retângulo de ouro e o pentágono, e ele percebeu que tudo ao seu redor era feito por formas geográficas. Continuando com seu passeio deparou-se com um ginásio, em que estava havendo um torneio de basquete e de futebol, onde havia um ratângulo grande(quadra), dois retângulos pequenos(áreas do gol), vários circulos(aro da cesta de basquete, circulo central e bola do garrafão), dois quadrados(madeira em que o aro fica preso). No final do jogo time vencedor receberia um imenso troféu lembrando uma esfera espacial, assim como as câmeras dos fotográfos que lá estavam. No telão havia vários efeitos inclusive um muito legal em que um triângulo é girado várias vezes e forma uma roda, o jogo acabou todos comemoraram, estava no fim a jornada de Donald.
Donald leva na bagagem muitas experiências a de mais valor é que matemática não é bobagens e que ela está presente em nossa vida a todo tempo, e que precisamos muito dela.
Donald então acorda pensou, repensou e concluiu que tudo não passava de um sonho, e disse que: sonho maravilhoso quero correr amanhã para a escola para aprender coisas novas e quem sabe sonhar outra vez.

C.E.P.F.A.Raja Gabaglia
Alunas: Larissa Silveira Nº:23
Mayara Silva Nº:29
Taynan Marcelle Nº:41
Thayene de Moura Nº:43
Turma: 3002

Anônimo disse...

No início do vídeo Pato Donald não compeende que lugar é este que ele esta mas logo veio o "Sr espírito" e diz a ele que ele esta no país da matemágica,logo Pato Donald ver que tudo esta ligado a matemática ,as árvores com ráizes quadrada ,o rio, no início ele se espanta mas logo fica maravilhado com tudo o "Sr espírito" convida ele para uma aventura matemática jamis vista por ele(Pato Donald)
Quando o valor do "PI" é finalizado com etcetera ,etcetera,etcetera, Pato Donald não entede mas logo veio a resposta porque o "Pi" é infinito e pode também ser representado de varias formas.No país da matemágica até a música tem relação com matemática,porque na música existe ,escala,armonia,tempo,sem falar que as notas são representas de uma forma matemática (os numeros).Existe uma figura que era muito admirada pelos gregos por sua perfeição e era contida infinitas vezes no Partenon essa figura se chama retângulo de ouro que esta presente ainda nos dias de hoje como pinturas, construções...
Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos ,o Pato Donald acaba embutido numa figura geométrica o pentágono.Pitágoras disse "Tudo está organizado de acordo com numeros e as formas matemáticas".Na natureza também, há matemática podemos ter essa certeza vendo as formas de folhas de arvores,petolas...nos animais,e nas artes também como pinturas em formas geométrica entre outras finalidades.Os jogos também tem relação com matemática por exemplo o futebol sua área é um retangulo,o gol e sua área também são formas geométricas ,a amarelinha sua forma e um quadrado entre outros jogos e esportes .na aventura de Donald é proposto um jogo mental com circulos e triângulos .Ao girar o circulos ,que é uma figura geométrica plana, obtém-se uma figura geométrica especial a esfera, todo estrumento otico, como microscopio,binoculos e cameras fotograficas,por exemplo seccionando esta figura pode se obter uma lente de aumento. A mente é capaz de criar coisas fantasticas.Quando o triângulos é girado para Donald é obtida uma figura tridimencional o cone.Bem para Donald isso tudo realmente foi uma avenrura em tanto.



nome=Raylana de A de Miranda
turma=3002 numero=35
Raja gabaglia

Rodrigo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Rodrigo disse...

Donald no País da Matemágica

No início do desenho, Pato Donald, passa por uma porta em formato de oito e descobre que ele entrou em um lugar parecido com uma floresta cujo o nome é ‘’País da Matemágica ‘’ , e se surpreende, estranha ao perceber que nessa “ floresta “ existe a voz do narrador, Sr. Espirito, árvores de raízes quadradas, rios de números; animais com formas geométricas, quando derrepente, ele se vira e vê pássaros contando os primeiros algarismo de “ Pi ” que é finalizado por “etecetera, etecetera, etecetera”, porque o valor de “ Pi ” é infinito. Por Donald não mostrar muito interesse no País da Matemágica o Sr. Estirito diz que a matemática e a música (que é uma coisa que Donald gosta) consiste de uma ligação entre elas, essa ligação está num sistema fracionário que é a base da música até hoje. Na tentativa de comprovar se somos perfeito Donald acaba dentro de um pentágono. Logo após é mostrado que o pentagrama e o pentágono Podem ser encontrado em flores e artes e neles são usados como nas pinturas aparti daí Donald passa a descobrir um pouco sobre a matemática, ele descobril que a matemática também se encontra nos jogos, alguns deles são: amarelinha com vários quadrados, o basquete com círculos, eteceteras... Descobril que o jogo mental com os triângulos desenvolve uma figura que é a esfera. Selecionado o topo da esfera obtemos uma lente de aumento. No vídeo quando o triângulo é girado, conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Nome: Rodrigo da Cruz N° 36
Turma:3002
Colegio: Raja Gabaglia

Anônimo disse...

CEPFARG
Disciplina: Matemática Profª: Naira Lemos
Nomes: Turma: 3002
Anna Beatrice Torres. N°04
Stephanie Mendonça N°40
Viviane Castanheiro. N°47
João Marcos N°53

Avaliação do 4° Bimestre – Tema: Vídeo O País da Matemágica

Curiosidade intelectual

Quadrados, triângulos, círculos. São incontáveis as formas geométricas encontradas na natureza. A matemática está em variados elementos do dia-a-dia, sem esta seria praticamente impossível formar desde o mais simples ao mais complexo dos objetos que se materializam no universo. Em “O país da Matemágica”, Donald encontra-se espantado com a infinidade de qualidades matemáticas. Estas foram, pois, reunidas e desvendadas aos seus olhos a partir de Pi, a representando o infinito.
Desde o período denominado clássico, em Atenas viveram grandes intelectuais e artistas, os quais se destacaram em diversos campos. Pitágoras, cujo nome remete-se à matemática, relacionou-a, pois, com a música. Onde o comprimento da corda de um instrumento, por exemplo, está diretamente ligado ao som. E a partir daí surgira a base da música de hoje. Também nos jogos encontramos a geometria tal como os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada.
Encontram-se, por tanto, as propriedades matemáticas nas obras gregas, cuja admiração pela lógica se faz presente em esculturas, construções, entre outros. Suas proporções perfeitas significavam beleza. O pensamento manteve-se nas obras renascentistas, assim como Monalisa. A regra ou retângulo de ouro é vista no mundo moderno e na própria vida.
Não somente as obras, mas também seus autores são formados por grandezas matemáticas. No vídeo, ao tentar medir suas formas, a fim de saber se era perfeito ou não, Pato Donald fica preso em um pentágono. Mas nem todos possuem formas perfeitas. Pode-se observar que, além do corpo humano, flores, objetos e seres marinhos denominam-se perfeitos segundo as ordens matemáticas.
Não se pode medir sua magnitude e importância. Enquadra-se, pois, no infinito da mente, a qual é capaz de conceber ilimitadas descobertas. Cujas portas da incapacidade são inexistentes e não há barreiras para a curiosidade de futuros intelectuais. Onde, ao apenas imaginar um triângulo girando, temos, então, um cone. E desenhando uma circunferência ao redor, forma-se uma esfera. Concebe-se, pois, na formação de instrumentos óticos, cujas lentes de aumento, extraídas do topo da esfera do conhecimento, faz-nos enxergar sua grandeza

Anônimo disse...

...

Anônimo disse...

Curiosidade intelectual:
Quadrados, triângulos, círculos. São incontáveis as formas geométricas encontradas na natureza. A matemática está em variados elementos do dia-a-dia, sem esta seria praticamente impossível formar desde o mais simples ao mais complexo dos objetos que se materializam no universo. Em “O país da Matemágica”, Donald encontra-se espantado com a infinidade de qualidades matemáticas. Estas foram, pois, reunidas e desvendadas aos seus olhos a partir de Pi, a representando o infinito.
Desde o período denominado clássico, em Atenas viveram grandes intelectuais e artistas, os quais se destacaram em diversos campos. Pitágoras, cujo nome remete-se à matemática, relacionou-a, pois, com a música. Onde o comprimento da corda de um instrumento, por exemplo, está diretamente ligado ao som. E a partir daí surgira a base da música de hoje. Também nos jogos encontramos a geometria tal como os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada.
Encontram-se, por tanto, as propriedades matemáticas nas obras gregas, cuja admiração pela lógica se faz presente em esculturas, construções, entre outros. Suas proporções perfeitas significavam beleza. O pensamento manteve-se nas obras renascentistas, assim como Monalisa. A regra ou retângulo de ouro é vista no mundo moderno e na própria vida.
Não somente as obras, mas também seus autores são formados por grandezas matemáticas. No vídeo, ao tentar medir suas formas, a fim de saber se era perfeito ou não, Pato Donald fica preso em um pentágono. Mas nem todos possuem formas perfeitas. Pode-se observar que, além do corpo humano, flores, objetos e seres marinhos denominam-se perfeitos segundo as ordens matemáticas.
Não se pode medir sua magnitude e importância. Enquadra-se, pois, no infinito da mente, a qual é capaz de conceber ilimitadas descobertas. Cujas portas da incapacidade são inexistentes e não há barreiras para a curiosidade de futuros intelectuais. Onde, ao apenas imaginar um triângulo girando, temos, então, um cone. E desenhando uma circunferência ao redor, forma-se uma esfera. Concebe-se, pois, na formação de instrumentos óticos, cujas lentes de aumento, extraídas do topo da esfera do conhecimento, faz-nos enxergar sua grandeza
T: 3002
Nomes: Anna, Stephanie, Viviane e João.

Anônimo disse...

Curiosidade intelectual...
Quadrados, triângulos, círculos. São incontáveis as formas geométricas encontradas na natureza. A matemática está em variados elementos do dia-a-dia, sem esta seria praticamente impossível formar desde o mais simples ao mais complexo dos objetos que se materializam no universo. Em “O país da Matemágica”, Donald encontra-se espantado com a infinidade de qualidades matemáticas. Estas foram, pois, reunidas e desvendadas aos seus olhos a partir de Pi, a representando o infinito.
Desde o período denominado clássico, em Atenas viveram grandes intelectuais e artistas, os quais se destacaram em diversos campos. Pitágoras, cujo nome remete-se à matemática, relacionou-a, pois, com a música. Onde o comprimento da corda de um instrumento, por exemplo, está diretamente ligado ao som. E a partir daí surgira a base da música de hoje. Também nos jogos encontramos a geometria tal como os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada.
Encontram-se, por tanto, as propriedades matemáticas nas obras gregas, cuja admiração pela lógica se faz presente em esculturas, construções, entre outros. Suas proporções perfeitas significavam beleza. O pensamento manteve-se nas obras renascentistas, assim como Monalisa. A regra ou retângulo de ouro é vista no mundo moderno e na própria vida.
Não somente as obras, mas também seus autores são formados por grandezas matemáticas. No vídeo, ao tentar medir suas formas, a fim de saber se era perfeito ou não, Pato Donald fica preso em um pentágono. Mas nem todos possuem formas perfeitas. Pode-se observar que, além do corpo humano, flores, objetos e seres marinhos denominam-se perfeitos segundo as ordens matemáticas.
Não se pode medir sua magnitude e importância. Enquadra-se, pois, no infinito da mente, a qual é capaz de conceber ilimitadas descobertas. Cujas portas da incapacidade são inexistentes e não há barreiras para a curiosidade de futuros intelectuais. Onde, ao apenas imaginar um triângulo girando, temos, então, um cone. E desenhando uma circunferência ao redor, forma-se uma esfera. Concebe-se, pois, na formação de instrumentos óticos, cujas lentes de aumento, extraídas do topo da esfera do conhecimento, faz-nos enxergar sua grandeza.
T: 3002
Alunos: Anna (04), Stephanie (40, Viviane (47), João (53).

Anônimo disse...

Curiosidade intelectual...
Quadrados, triângulos, círculos. São incontáveis as formas geométricas encontradas na natureza. A matemática está em variados elementos do dia-a-dia, sem esta seria praticamente impossível formar desde o mais simples ao mais complexo dos objetos que se materializam no universo. Em “O país da Matemágica”, Donald encontra-se espantado com a infinidade de qualidades matemáticas. Estas foram, pois, reunidas e desvendadas aos seus olhos a partir de Pi, a representando o infinito.
Desde o período denominado clássico, em Atenas viveram grandes intelectuais e artistas, os quais se destacaram em diversos campos. Pitágoras, cujo nome remete-se à matemática, relacionou-a com a música. Onde o comprimento da corda de um instrumento, por exemplo, está diretamente ligado ao som. E a partir daí surgira a base da música de hoje. Também nos jogos encontramos a geometria tal como os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada.
Encontram-se, por tanto, as propriedades matemáticas nas obras gregas, cuja admiração pela lógica se faz presente em esculturas, construções, entre outros. Suas proporções perfeitas significavam beleza. O pensamento manteve-se nas obras renascentistas, assim como Monalisa. A regra ou retângulo de ouro é vista no mundo moderno e na própria vida.
Não somente as obras, mas também seus autores são formados por grandezas matemáticas. No vídeo, ao tentar medir suas formas, a fim de saber se era perfeito ou não, Pato Donald fica preso em um pentágono. Mas nem todos possuem formas perfeitas. Pode-se observar que, além do corpo humano, flores, objetos e seres marinhos denominam-se perfeitos segundo as ordens matemáticas.
Não se pode medir sua magnitude e importância. Enquadra-se, pois, no infinito da mente, a qual é capaz de conceber ilimitadas descobertas. Cujas portas da incapacidade são inexistentes e não há barreiras para a curiosidade de futuros intelectuais. Onde, ao apenas imaginar um triângulo girando, temos, então, um cone. E desenhando uma circunferência ao redor, forma-se uma esfera. Concebe-se, pois, na formação de instrumentos óticos, cujas lentes de aumento, extraídas do topo da esfera do conhecimento, faz-nos enxergar sua grandeza.
T: 3002
nomes: Anna, stephanie, Viviane, João.

Anônimo disse...

São incontáveis as formas geométricas encontradas na natureza, está em variados elementos do dia-a-dia. Em “O país da Matemágica”, Donald encontra-se espantado com a infinidade de qualidades matemáticas. Estas foram, pois, reunidas e desvendadas aos seus olhos a partir de Pi, a representando o infinito.
Pitágoras, cujo nome remete-se à matemática, relacionou-a com a música. Onde o comprimento da corda de um instrumento, por exemplo, está diretamente ligado ao som. E a partir daí surgira a base da música de hoje. Também nos jogos encontramos a geometria tal como os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada.
Encontram-se, por tanto, as propriedades matemáticas nas obras gregas, cuja admiração pela lógica se faz presente em esculturas, construções, entre outros. A regra ou retângulo de ouro é vista no mundo moderno e na própria vida.
No vídeo, ao tentar medir suas formas, a fim de saber se era perfeito ou não, Pato Donald fica preso em um pentágono. Pode-se observar que, além do corpo humano, flores, objetos e seres marinhos denominam-se perfeitos segundo as ordens matemáticas.
Não se pode medir sua magnitude e importância. Enquadra-se, pois, no infinito da mente, a qual é capaz de conceber ilimitadas descobertas. Onde, ao apenas imaginar um triângulo girando, temos, então, um cone. E desenhando uma circunferência ao redor, forma-se uma esfera. Concebe-se, pois, na formação de instrumentos óticos, cujas lentes de aumento, extraídas do topo da esfera do conhecimento, faz-nos enxergar sua grandeza.
T:3002
nomes: Anna. n4, Stephanie. n40, Viviane. n47, João. n53.

Anônimo disse...

C.E.P.A.F.A.R.G.
Turma: 3004
Michel Matheus O. Ramos
Ryan Pimentel
Felipe Augusto
Fabrício

O pato Donald está no país da matemática, isto lhe causa muita estranheza, pois para todo lado que olha ele vê números e formas matemáticas.
Graças ao Senhor Espírito, pato Donald aprende muitas coisas entre uma delas que PI são números variados infinitamente e que muitos instrumentos foram criados através da matemática. Aprendeu tambem que o retangulo de ouro dominou o conceito de beleza em todo o mundo ocidental como formas de arquitetura, como o exemplo citado da catedral de pinturas como o retrato de Monna Liza que foi todo baseado neste conceito.
Na tentativa de interagir com a narração do Sr. Espírito, Donald, acaba preso em um pentágono.
Senhor Espírito comfirma a tese de Pitágoras onde diz que tudo esta organizado de acordo com os números e as formas matemáticas.
Praticamente todos os jogos são jogados em campos geométricos, como o basebol que é um losango, e sem a matemética não daria para marcar pontos, o basquetebol é um jogo de circulos esferas e retângulos.
O Sr. Espírito propõe ao pato Donald um jogo mental com círculos e triangulos. Quando giramos o círculo que é uma figura plana obtemos uma esfera que é uma figura espacial. Quando seccionamos o topo de uma esfera obtemos a lente que é um exemplo de um instrumento óptico que assim como todos desse tipo são criados matemáticamente. Outra figura plana é o triângulo que ao girar obtemos a figura espacial chamada cone.

Unknown disse...

O pato Donald entra num lugar desconhecido chamdo pais da matamégica, o que o causa estranhesa são numemora pra todos os lados,aonde tudo é conta,tudo é matmática em form de aventura.
A maneira em que o "pi" é expressado com etcetera,etcetera quer dizer que é um número infinito. A musica foi criada atravéis da matemática, foi na matemática que o maior intelectual ( penatagonas) descobriu a ordem das notas musicas, matemática e musica tem o mesmo criador.A figura pela qual os gregos admiram pela sua perfeição é o retângulo de ouro que pode ser reproduzida infinitas vezes matematicamente, estando presente no mundo moderno em prédios, e os pintores modernos redescubrindo essas proporções.O pato Donald entra num pentágono para saber se tmbém somos maatematicamente perfeitos.No nosso dia-a-dia encontramos a matemática, na natureza por exemplo, ncontra-se diversas figuras geométricas: como esfera(o sol)... e na arte pois a matemática faz parte da nossa vida.Também nos jogos encontramos a geometria, os quadriláteros desenhados no chão para amarelinha, ou mesmo na sinuca, onde cálculos precisos são feitos a fim de supor o resultado de alguma tacada. O vídeo mostra um jogo mental com círculos, onde podemos ver uma esfera (bola), se forma com a esfera a lente dos instrumentos como do microscópio e no final em forma de cones.


Turma: 3004


Nome: Diego n°: 14
Nome: Farlem Jorge n°: 18
Nome: Hugo Carvalho n°: 24
Nome: Jhonny n°: 28
Nome: Leandro dos Santos n°: 33

Anônimo disse...

O Pato donald esta no “Pais da matemágica”, ele estranhou de ver que tudo estava em forma geometricas ou calculos.
O narrador , Sr.Espírito diz que ele está no país da matemágica,e está convidado para se aventurar no país onde a árvores têm raizes quadradas e os rios são repletos de númerose a figura que parece tentar imitar um passáro mesmo tendo suas formas,um triângulo,um retângulo e um circulo, que informa o valor de "pi", depois de vários etcetera, determinando que é um valor infinito.A relação da música com a matemática é que os intrumentos musicais tem seus calculos para que cada nota possa ser diferente da outra e tendo suas escalas e tempos e em formas geométricas.
A figura que aparece várias vezes no paternon é o retângulo,estando presente no mundo moderno em prédios.A figura pela qual o pato Donald tenta comprovar que somos perfeitos é o pentágono.
Na natureza ou em qualquer lugar temos a matemágica relacionada,nos jogos de amarelinha com seus quadrados,basquete com retângulos entre outros jogos.
No final quando o triângulo é girado,conseguimos ver um cone uma figura tridimensional.

C.E. Profº F.A. Raja Gabaglia

Nomes : Vânia Cristina
Aline Ferreira
Lidiani
Paloma


Tuma: 3002

Lorrayne Cristina disse...

as respostas estão [link=https://docs.google.com/document/d/1tyBc7iubuaaJ80_05BVuz8MWD9acmrLJZLrDcIuEy-c/edit]aqui[/link] professora =)

Leandro disse...

1 – No início do vídeo, o personagem principal não compreende onde se encontra. Que local é este? O que causa tanta estranheza?
Donald se encontra no país da matemática,o que causa a grande estranhesa é tudo é relacionado a matemática.

2 – A fala que informa o valor de “pi” é finalizada por “etcetera, etcetera, etcetera”. Por que?
Porque o valor é infinito.

3 - Qual a relação entre a matemática e a música?
Porque através dos cáulculos descobriram a escala musical,o tempo certo.

4 – Qual é a figura contida infinitas vezes no Partenon e tão admirada pelos gregos por sua perfeição? Ela esta presente, ainda, no mundo de hoje? Exemplifique.
Há uma figura contid no Parneton e admirada pelos gregos por sua perfeição chamada no mundo de hoje “retângulo de ouro” presente em monumentos e prédios.

5 – Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos, o pato Donald acaba embutido numa figura geométrica. Que figura é esta?
Pentágono

6 – Pitágoras disse: “Tudo está organizado de acordo com os números e as formas matemáticas”. Na natureza, também, há matemática? E nas artes? Justifique.
Sim como por exemplo a Lua e o jogo de Xadrez.
7 – O jogo de xadrez tem relação com a Matemática desde os movimentos nos tabuleiros. E o jogo de bilhar, basquete, amarelinha, futebol, também têm alguma relação com a matemática? Cite 2 exemplos, detalhando.
O Basquet pois a cesta é um circulo onde os jogadores fazem pontos..A amarelinha tende pular em quadrados.

8 – No vídeo, propõe-se um jogo mental com círculos e triângulos. Ao girar o círculo, que é uma figura geométrica plana, obtém-se uma figura geométrica espacial. Que figura é esta?
A esfera.

9 – Todos os instrumentos óticos, como microscópio, binóculos e câmeras fotográficas, por exemplo, são criados matematicamente. Seccionando-se o topo da esfera, o que se obtém? As lentes das mesmas.

10 – A mente é capaz de criar coisas fantásticas. No vídeo, quando o triângulo é girado, qual figura tridimensional é obtida?O Cone.

C.E.Prof.F.A.Raja Gabaglia
Nomes:Leandro Costa N°26
Guilherme Viana N°18
Turma:2011

emilly Brandão disse...

Colégio Estadual Professor Fernando Antônio Raja Gabaglia
Disciplina: Matemática – Professora: Naira Lemos – 2° Bimestre/2012
Nome: Emilly Brandão ; Yasmim Bastos
N°: 13 ; 50 Turma:2011.
Ficha de Trabalho
________________
Vídeo: “Donald no País da Matemágica”
Duração: 28 min


Sinopse: Trata-se de um curta premiado, onde o curioso Pato Donald se aventura pelo mundo da fantasia num lugar onde árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. Mostra como a matemática está presente nas nossas vidas, na arte, em todo lugar.
________________




Atividade: O narrador, Sr. Espírito, convida o Pato Donald para uma jornada pelo maravilhoso mundo da matemática. Você está convidado a assistir ao vídeo e a partir daí, responder aos questionamentos desta ficha através de um texto coletivo. Em seguida, reúna-se com seu grupo e escolha qual a melhor forma de apresentar o seu trabalho. É hora de "arrasar", através de um vídeo criativo, apresentação ou... Quando o produto final do projeto estiver pronto comente no final do post, no blog. Aproveite para deixar, também, sua opinião sobre a atividade no "Chat" do blog. O endereço do blog é http://eurekabr.blogspot.com.br/
________________


1 – No início do vídeo, o personagem principal não compreende onde se encontra. Que local é este? O que causa tanta estranheza?

Respostas: Se encontra no pais da Matemática.
Os números.


2 – A fala que informa o valor de “pi” é finalizada por “etcetera, etcetera, etcetera”. Por que?

Resposta:Porque o valor de 'pi' é muito grande e então se coloca etcetera para saber que existem mais números além de 3.14159265358979323846264...

3 - Qual a relação entre a matemática e a música?

Resposta:A relação era pra que a música tivesse uma base.

4 – Qual é a figura contida infinitas vezes no Partenon e tão admirada pelos gregos por sua perfeição? Ela esta presente, ainda, no mundo de hoje? Exemplifique.

Resposta: Retângulo de ouro.
Sim.Faz parte do mundo moderno


5 – Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos, o pato Donald acaba embutido numa figura geométrica. Que figura é esta?

Resposta: Em um Pentâgono.

6 – Pitágoras disse: “Tudo está organizado de acordo com os números e as formas matemáticas”. Na natureza, também, há matemática? E nas artes? Justifique.

Resposta:Sim
Nas Artes Também.
Na natureza esta em flores tipo jasmin estrela,na estrela do mar,flor se cera.E nas Artes nos angulos dos quadros,pinturas.


7 – O jogo de xadrez tem relação com a Matemática desde os movimentos nos tabuleiros. E o jogo de bilhar, basquete, amarelinha, futebol, também têm alguma relação com a matemática? Cite 2 exemplos, detalhando.

Resposta:Sim porque todos eles tem seus angulos,amarelinha tem seus quadrados,basquete contem circulos,esferas e retângulos e futebol americano em um retângulo divididos por linhas.


8 – No vídeo, propõe-se um jogo mental com círculos e triângulos. Ao girar o círculo, que é uma figura geométrica plana, obtém-se uma figura geométrica espacial. Que figura é esta?

Resposta: Uma esfera


9 – Todos os instrumentos óticos, como microscópio, binóculos e câmeras fotográficas, por exemplo, são criados matematicamente. Seccionando-se o topo da esfera, o que se obtém?

Resposta:Uma lente de aumento

10 – A mente é capaz de criar coisas fantásticas. No vídeo, quando o triângulo é girado, qual figura tridimensional é obtida?

Resposta:Uma bola
________________

emilly Brandão disse...

Professora não conseguimos enviar o video por aqui então enviamos pelo seu e-mail.Desculpe qualquer coisa professora mas foi a forma em que arrumamos de não ficar sem nota!
Colégio Raja Gabaglia
Turma: 2011
Alunos: Emilly Brandão n°13
Yasmim Bastos n°50

AlyneBαrreto ∞ disse...

1 – No início do vídeo, o personagem principal não compreende onde se encontra. Que local é este? O que causa tanta estranheza?
R: País da matemágica. O que causa tanto estranhamento é o fato deste lugar conter tantas evidencias que caracterizam a matemática, substituindo assim as formas que seriam naturais.
2 – A fala que informa o valor de “pi” é finalizada por “etcetera, etcetera, etcetera”. Por que?
R: simbolizando que é um valor infinito
3 - Qual a relação entre a matemática e a música?
R: A relação da matemática com a música é que descobriram a harmonia da música atravês dos cálculos, elaborou assim a escala musical.
4 – Qual é a figura contida infinitas vezes no Partenon e tão admirada pelos gregos por sua perfeição? Ela esta presente, ainda, no mundo de hoje? Exemplifique.
R: A figura pela qual os gregos admiram pela sua perfeição é o retângulo de ouro que pode ser reproduzida infinitas vezes matematicamente, estando presente no mundo moderno em prédios, e os pintores modernos redescubrindo essas proporções.
5 – Na tentativa de conferir se somos matematicamente perfeitos, o pato Donald acaba embutido numa figura geométrica. Que figura é esta?
R: A figura pela qual o pato Donald tenta comprovar a perfeição,e acaba dentro dela é o pentágono
6 – Pitágoras disse: “Tudo está organizado de acordo com os números e as formas matemáticas”. Na natureza, também, há matemática? E nas artes? Justifique.
R: Tanto na natureza, como as estrelas do mar ,as flores que em suas proporções equivalem á figuras matemáticas ; quanto nas artes,é o retângulo de ouro, sendo assim a matemática presente.
7 – O jogo de xadrez tem relação com a Matemática desde os movimentos nos tabuleiros. E o jogo de bilhar, basquete, amarelinha, futebol, também têm alguma relação com a matemática? Cite 2 exemplos, detalhando.
R: A relação da matemática também se econtra nos jogos, destacando dois se encontra entre eles o basquete com circulos, esferas e retângulos, e a amarelinha com diversos quadrados e números .
8 – No vídeo, propõe-se um jogo mental com círculos e triângulos. Ao girar o círculo, que é uma figura geométrica plana, obtém-se uma figura geométrica espacial. Que figura é esta?
R: O jogo mental com circulos e triângulos desenvolve uma figura espacial que é a esfera,
9 – Todos os instrumentos óticos, como microscópio, binóculos e câmeras fotográficas, por exemplo, são criados matematicamente. Seccionando-se o topo da esfera, o que se obtém?
R: pode se obter uma lente de aumento.
10 – A mente é capaz de criar coisas fantásticas. No vídeo, quando o triângulo é girado, qual figura tridimensional é obtida?
R: Usando a mente a seu favor no video quando o triângulo é girado , conseguimos um cone que é uma figura tridimensional.

Alyne Barreto nº: 02
Rayane Driellen nº: 38
Turma : 2011

Anônimo disse...

Alguem sabe me fala quem e o pai da matemática e da musica?