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quarta-feira, outubro 03, 2007

HQ em Matemática

Nome do projeto: “HQ em Matemática”
Professora: Naira Cristina Vieira Lemos
Unidade escolar: E.M. Alzira Araujo - CRE:
Disciplinas: Matemática
Ciclo /Turma(s): Ano final do 2° ciclo, ano inicial do 3° ciclo e ano intermediário do 3° ciclo.

APRESENTAÇÃO DO TEMA
Compreender os tipos de Histórias em Quadrinhos (HQs) é essencial para a boa utilização desse recurso na sala de aula. A imagem gráfica utilizada nas HQs, sempre esteve presente em nossa historicidade e desperta o interesse do ser humano nas várias etapas de sua vida.
No Brasil, em 1905 foi criada e publicada a revista “O Tico-Tico”, a primeira do mundo a apresentar histórias em quadrinhos completas. Na década de 60, as histórias em quadrinhos foram muito criticadas por professores e profissionais da educação quanto às dificuldades que este tipo de leitura poderia trazer a um leitor em formação.Não acreditavam que as HQs pudessem também colaborar para o aperfeiçoamento cultural e moral do leitor em desenvolvimento. Mas, apesar das HQs terem sofrido acirradas criticas, acabou suplantando a visão de alguns educadores e provando que tem grande importância e eficácia nos trabalhos escolares.
As HQs possuem potencialidade pedagógica especial e podem dar suporte a novas modalidades educativas, podendo ser aproveitadas nas aulas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Ciências, Artes e de maneira interdisciplinar, fazendo com que o aprendizado se torne, ao mesmo tempo, reflexivo e prazeroso.
Na educação, as HQs podem contribuir de diversas formas pois, além de divertir, esse gênero literário também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão. As HQs podem também estimular a imaginação e a criatividade e, fundamentalmente, despertar o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este projeto está relacionado à utilização de HQs num contexto de aprendizagem no qual se busca motivar os alunos durante as aulas de Matemática. Além disso, vale salientar que o emprego dos quadrinhos é sugerido na LDB, nos PCNs.
Nas aulas de Matemática, as HQs podem ser utilizadas de forma a incentivar os alunos a criar tramas baseadas em situações matemáticas. Colaborando, ainda, com a desmistificação da imagem negativa criada em torno da disciplina, mostrando que a matemática pode ser vista de uma forma interessante, divertida e desafiadora. Trabalhada desta forma, percebe-se que a Matemática estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade intelectual do aluno, propondo também promover um a oportunidade de interação dos grupos de alunos de forma cooperativa, incentivando o trabalho coletivo na busca de um objetivo comum.

OBJETIVOS DO PROJETO

  • Desmistificar a imagem da matemática;
  • Incentivar a criatividade e cooperação entre os pares;
  • Propiciar oportunidade de investigação, na busca de diferentes formas de encontrar resultados;
  • Abordar conceitos matemáticos de forma lúdica e criativa;
  • Explorar diferentes formas de linguagem: gráfica, matemática.

Mídia(s) utilizada(s): Gibi, Internet, jornal, revistas, livro didático.
Público-alvo: Alunos das turmas 1605, 1701, 1704, 1801, 1802 e 1805 da U.E.
Duração/Período: 4 semanas

REALIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto HQ em Matemática foi realizado em sete etapas, são elas:
1ª etapa - Os alunos foram apresentados a três diferentes formas de história em quadrinhos: gibis, mangás e de super-heróis. A partir daí foi apresentada a proposta de trabalho.
2ª etapa – As turmas, divididas em grupos de até quatro alunos, escolheram uma situação problema que considerassem intrigante, em seguida, foram orientados a criar personagens e transformar esta situação num texto.
3ª etapa - A cada aula os grupos de alunos apresentavam a evolução do seu trabalho, aula após aula, fomos fazendo as correções necessárias e adaptações. Os alunos, também, incluíram nas histórias, as soluções para as situações apresentadas.
4ª etapa – O texto foi transformado em história em quadrinhos, ainda na forma de rascunho. Esboçamos as falas dos personagens, imaginando os cenários.
5ª etapa – Nesta etapa, os alunos precisaram estruturar a história em quadrinhos, aqueles que tinham facilidade em desenhar, criaram seus próprios personagens, os demais adaptaram personagens e cenários de outras histórias, retirando as falas originais.
6ª etapa – Os diálogos foram incluídos nas histórias, fazendo-se as necessárias adaptações.
7ª etapa – As histórias em quadrinhos foram compiladas em dois volumes que são compartilhados pelas turmas envolvidas.
Inicialmente, não mensurou-se quanto os alunos se envolveriam nesta atividade. Percebeu-se que estes estavam preocupados não só em fazer histórias atraentes e criativas, mas também estavam preocupados em não cometer erros de ortografia, pois outras turmas teriam acesso ao trabalho deles. O interesse foi tamanho que em algumas turmas, nas aulas de português e CEST, foram trabalhadas questões envolvendo gibis, cartoons, charges, tais como diálogos, legendas, balões etc.
As turmas buscaram situações problemas comuns ao cotidiano de sala de aula e foi bastante proveitoso o resultado, pois os alunos muitas das vezes escolheram situações ligadas a conceitos que não estavam muito bem definidos para eles. Desta forma, foi uma boa oportunidade para retomar conceitos já trabalhados e corrigir possíveis falhas no processo de aprendizagem.
Os alunos tiveram contato com vários tipos de histórias e conteúdos curriculares.
Como orientadora do projeto, pude aprender muito com os alunos, adaptando sempre os prazos estabelecidos no pré-projeto, ampliando os objetivos iniciais e percebendo o leque de possibilidades que trás este recurso didático. Confira mais detalhes no CD e documentos em anexo.






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